terça-feira, abril 27, 2010

"O mais precioso dos perfumes"



Mas comer um homem? Nunca na vida se teriam julgado capazes de uma coisa tão horrível. E admiravam-se, mesmo assim, por terem cometido aquele acto com tanta felicidade e não sentirem, à excepção da falta de à-vontade, o mínimo peso na consciência. Pelo contrário! Tinham o estômago um pouco pesado, mas o coração alegre. Nas suas almas tenebrosas surgiu um repentino palpitar de alegria. E nos rostos pairava-lhes um virginal e suave brilho de felicidade. Era indubitavelmente esse o motivo por que receavam erguer os olhos e fitarem-se.
Contudo, quando se arriscaram a fazê-lo, primeiro de fugida e depois abertamente, não conseguiram reter um sorriso. Sentiam-se extraordinariamente orgulhosos. Era a primeira vez que faziam qualquer coisa por amor.


Estava tentando pensar o que escreveria hoje. Isso é algo tão difícil. É realmente confortante, mas adquirir ânimo em instantes para escrever algo bom, é tão demorado! Depois descarto o excesso, deixando somente o necessário - se é que isso existe.
Das Parfum, die Geschichte eines Mörders - O Perfume, História de um Assassino - é uma obra do escritor alemão, Patrick Süskind, foi publicado pela primeira vez em 1985. O livro foi inspirado nas teorias de Freud, e conta a história de Jean-Baptiste Grenouille, um homem que possui um olfato extremamente apurado, mas não "consegue sentir o próprio cheiro".
O "carrapado de Grenouille", como é chamado desde o início da obra, nasce no meio das tripas de peixe atrás de uma banca, tendo sua mãe executada tempo depois por infanticídio, passando assim pelos mais variados "tipos de maus-tratos". Após, é abandonado pela ama de leite, e é mandado a um orfanato (acaba assustando as crianças que tentam matá-lo), no qual descobre o "dom" que obtém. Durante a história, somente reparará na sua ausência de odor bem mais tarde, e será "compensada" de certa forma, pela criação de perfumes, que chegam a ser mais ou menos atraentes, utilizados por Grenouille, a fim de ser notado pelos outros.
Trabalhou como aprendiz de curtidor de peles e aprendiz de perfumista, e graças ao seu "dom", enquanto foi aprendiz de perfumista aprendeu diversas técnicas para a criação de perfumes - sendo um deles especial, o "perfume do amor".
Grenouille um dia encontra uma jovem, com um perfume totalmente diferente - guarda esse cheiro na memória -, e acabará por matá-la, já que o desejo de apoderar-se do seu odor. Mas, esta jovem é apenas uma das muitas jovens que o protagonista acaba por matar, tudo em busca do perfume perfeito - feito que adquire no final da obra.
Para finalizar "com chave de ouro", o "carrapato de Grenouille" volta a Paris - depois de ser perseguido e obsorvido das acusações de assassinato, relativo as várias jovens - e é partido aos bocados e comido por pessoas devido ao efeito do perfume que tinha posto: um final trágico para o protagonista - que fez uma das maiores descobertas da humanidade, o "odor do amor".

Devo detalhar que o objetivo principal da obra, que se chama "O Perfume", serve para encobrir o mundo dos fedores, dos crimes, das injustiças e da hipocrisia que caracterizam a cidade de Paris durante o século XVIII.

Por Jessica.

Livro, para quem sentir uma breve vontade < http://www.reidoebook.com/2009/06/o-perfume-historia-de-um-assassino.html > , e o filme é bom, gostei, mas nada substitui o livro, acreditem nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário