"He now felt glas at having suffered sorrow and trouble, because it enabled him to enjoy much better all pleasure and hapiness around him for the great swans swan round the new-comer, and stroked his neck with their beaks, as a welcome" (from 'The Ugly Duckling').
O escritor Hans Christian Andersen, nasceu no dia 2 de abril de 1805 - faria hoje 205 anos -, na cidade de Odense. Foi além de escritor, um grande poeta dinarmaquês. Mesmo sendo filho de sapateiro, e com as grandes dificuldades na sua educação, conseguiu com os seus ensaios poéticos, e com o conto “Criança Moribunca”, o seu lugar no Instituto de Copenhague. Fez diversas obras : peças , histórias, e contos de fadas, o que lhe glorificou mundialmente.
Entre os vários contos de Andersen, existem O Patinho Feio, A Caixinha de Surpresas, Os Sapatinhos Vermelhos, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei e A Princesa e a Ervilha, entre outros.
Em sua homenagem é comemorado, hoje, o Dia Mundial do Livro Infantil. Também foi criado um prêmio com o nome deste escritor, o mais importante da literatura infanto-juvenil. A primeira escritora brasileira a ganhar a Medalha Hans Christian Andersen foi Lygia Bojunga, em 1982.
Para quem é cinéfilo de platão (isso soou como um clichê, fato!), acho que é bom sabe que já foi feito um filme no qual foi contada a história de Hans - no estilo romântico - , cujo foi mesclado trechos de seus contos com sua vida. No Brasil o título da é "A vida num conto de fadas", uma tradução (?) de "My Life as a Fairy Tale".
Por Jessica, já desejando o começo das férias em março.
E como sempre, { http://rapiddigger.com/download/os-contos-de-hans-christian-andersen-pt-2005-rar-3171580/ } - para download, mas tem on-line e o link é extremamente grande, mas basta digitar "The Little Mermaid and Other Fairy Tales", ou procurem algo que lhes interessem, eu só sou uma para tentar realizar tantos milagres .-. - leiam alguma coisa.
P.s: Outro escritor de contos infantis? Claro! Não tenho exatamente nada para fazer, então fico lendo historinhas que trazem morais no final para tentar dar um jeito na minha nobre vida (in)feliz. Depois disso, penso em jogar video game e ver Supernatural. No tempo livre - se é que ele existe - vegeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário