domingo, maio 30, 2010

"Meu amor apareceu, o mundo empesadeleceu."

"Se alguma vez você já descascou uma cebola, sabe que a primeira camada, fina e papirácea, revela outra, e mais outra, e antes que você perceba terá centenas de camadas espalhadas pela mesa da cozinha, e milhares de lágrimas nos olhos, e lamentará ter começado a descascá-la e desejará ter largado a cebola para murchar na prateleira da copa enquanto você prosseguia com a sua vida, mesmo que isso significasse nunca mais desfrutar o sabor difícil e avassalador dessa hortaliça estranha e pungente."
(Desventuras em Série, Livro tredécimo, O Fim
de Lemony Snicket).


Li essa série no segundo ano, e até hoje, creio que ela ainda é uma, das várias, que deixou a dúvida necessária para criar os mitos ( ah, meu ponto de vista é o que conta, pelo menos aqui. ) A Series of Unfortunate Events, traduzido para Desventuras em Série, é uma série de treze livros que foi escrita por Lemony Snicket heterônimo de Daniel Handler, com a ilustração por Brett Helquist . A série narra as aventuras de três irmãos muito inteligentes, os órfãos Baudelaire. Violet Baudelaire, a mais velha, é uma inventora e tem catorze anos quando a série se inicia; Klaus Baudelaire, o irmão do meio, é um grande leitor e tem onze anos no começo da trama; e Sunny Baudelaire, a menor, é um bebê que gosta de morder objetos e fala em uma linguagem compreensível apenas para seus irmãos - a sua fala vai se desenvolvendo ao longo da série) A história começa do momento em que as crianças são informadas do falecimento de seus pais, em um terrível incêndio que ocorreu em sua mansão, destruindo-a. E já no primeiro livro, as crianças passam a viver sob a guarda de um primo distante, o Conde Olaf, um homem terrível que tenta roubar a enorme fortuna que seus pais lhes deixaram. A ambientação da história é retrocesso, e a série é repleta de alusões literárias e culturais.
Os livros são destinados para crianças, entretanto são escritos e lidos por adultos, e se formos fazer uma bela interpretação da série, diversas referências serão compreendidas - pelo menos para quem tem uma visão apurada, sure!
Começando pelos nome dos órfãos Baudelaire é uma referência a Charles Baudelaire, e os nomes de Klaus e Sunny vêm de Claus e Sunny von Bülow, enquanto o nome do sr. Poe é uma referência provável a Edgar Allan Poe (seus dois filhos se chamam Edgar e Albert). Curiosamente, Charles Baudelaire conheceu Edgar Allan Poe, e Allan morreu de uma doença de tossir sangue, enquanto uma característica memorável do sr. Poe ao longo da série é sua tosse severa. Além disso, a maioria ou todos os habitantes da ilha no último livro da série têm nomes de personagens da peça A Tempestade, de William Shakespeare. Outra comparação é feita no quinto livro com o vice-diretor Nero, uma provável referência ao imperador romano homônimo, que, reza a lenda, tocou violino enquanto Roma era incendiada.
Não estou a fim de fazer spoilers, acho que o objetivo é fazer interpretações, na medida do possível, então, achei a série completa no 4 shared, e gostei da qualidade ( só digitar no oráculos, ponto!).

Por Jessica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário