terça-feira, março 30, 2010

"Uma vida não basta ser vivida. Ela precisa ser sonhada." (Mário Quintana)



Quem nunca ouviu falar de Sigmund Freud, o pai da psicanálise? Suas teorias influênciaram - e influênciam - o mundo a respeito dos sonhos.
A história do médico psicanalista começa quando ele inicia um trabalho em uma clínica psiquiátrica. Suas ideias, sobre a memória são baseadas em esperiências vividas ou imaginadas, chegando até mesmo a ser interrompida graças a traumas adquiridos ao decorrer da vida. Quando escutava os seus pacientes, Freud acreditava que seus problemas se originaram da sua provávell repressão cultural, tendo seus desejos reprimidos, relegados ao inconsciente. Ele também notou que a maioria desses desejos se tratavam de fantasias que essas pessoas obtinham eram de natureza sexual. Para ele, as memórias que são esquecidas se reprimem no inconsciênte, por causarem sofrimento para a pessoa.
O método usado por Freud é o chamado "manejos de transferência e da resistência em análise" (Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Psican%C3%A1lise>). Os pacientes analizados tem que dizer-lhes tudo que vem à mente - chamado método da livre associação. Os seus problemas relacionados à angústias, fantasias, e sonhos eram de primordial interesse para o médico, que os escutava e tentava criar um ambiente seguro para os pacientes.
Para Freud, em alguns momentos dos sonhos, ou através de tratamento psicanalítico, é possível se recuperar essas memórias, trazendo-as de volta para o consciente. Mas, apesar de tudo, todo o estudo acerca da psicanálise é ainda pouco conclusivo, principalmente nos processos das repressões e das emoções.
Um tema realmente bom para se discutir à respeito da memória.


Por Jessica.


P.s: Esse tema realmente me atingiu profundamente. Já tinha lido alguns dos livros do Freud, mas as opiniões acerda dele são muito dividas. Jung, um ex-discípulo de Freud, citou outras teorias, influencidas pelo seu tutor, só que contrárias em certos ponto.
Quem sentir curiosidade para ler algumas das obras de Sigmund, mando logo abaixo, um link para download de alguns livros dele. São realmente bons.



Nenhum comentário:

Postar um comentário